É comum se deparar com perguntas do tipo por ai:
# Janelinha do msn pulando com a famosa pergunta.. Quem é você?!
# O Bunitão do Orkut quer te obrigar a dizer... Quem sou eu...
# No psicotécnico a psicóloga do Detram cisma de perguntar quais são os meus defeitos e minhas qualidade
São perguntas extremamente difíceis(pelo menos pra mim), que deviam nos remeter a uma reflexão sobre nós mesmos, mas geralmente são respondidas com um simples nome, um local, algumas qualidades e defeitos que achamos conhecer e é só...(tudo bem... na maioria das vezes essas perguntas são feitas só pra receber essas informações superficiais :-p).
O que me deixa impressionado é a capacidade que certas pessoas tem de responder uma pergunta dessa magnitude, a dúvida é:
1) A resposta que elas dão é uma simples decoreba ensaiada por semanas e repetida com frequência em frente ao espelho para se convencer realmente de que são aquilo que dizem que são ou ...
2) Se a resposta veio depois de uma reflexão consistente sobre si mesmo(e que tem prazo de validade curtos, visto que, como dizia nosso amigo Raul somos metamorfoses ambulantes e eu acredito nele)
Afinal de contas... Quem é você?!(será que dá pra responder??)
O que eu queria era só refletir e compartilhar isso por aqui, novamente jogando sementes e esperando que elas germinem por ai! :-D
Aos amigos e perdidos um Grande Abraço!
"...And in case I don't see you, good afternoon, good evening and good night!" - gostei vou adotar!
11 comentários:
kara, esta é a primeira pergunta que fazem pra Sofia lá.. do Mundo de Sofia.. hauhahu
e bom, rende um livro inteiro, então nem vou me arriscar mt a dar uma tentativa de explicação mais concreta aki.. =P
Mas vou comentar um fato, uma das ideias básicas lá do Brahma Kumaris que é bem interessante.. Ao invés de eu te perguntar "Quem é você?", pergunte você mesmo "Quem sou eu?".
Uma coisa estranha é que a gnte tem uma impressão que somos nossos corpos físicos a vida toda, mas você nunca vai responder "Eu sou Minha cabeça".. e esse "Minha"? "Eu sou Meu corpo?".. você também não é Seu corpo, senão vc diria "Eu corpo".
No fim, parece mesmo que somos alguma entidade além deste corpo, pois ele parece ser nosso Sim, mas somos um pouco a mais do que.. se é que deu pra sacar o raciocínio..
Bom, espero ter contribuído, e plantado mais alguma semente aih Samuel =)
Grande abraço, e ótimo post, pra variar ;)
Tenho um post (mais ou menos) sobre esse assunto esperando ser publicado, que eu escrevi num caderno em uma viagem pelo iterior do Rio Grande do Norte.
Na Conscienciologia, há uma área chamada Conscienciometria, que estuda esse tema.
De fato, é preciso muita auto-observação para dizermos com a máxima aproximação quem somos nós (Quem Somos Nós? é, aliás, um ótimo filme, que não tem muito a ver com este assunto, mas vale a dica). Há parâmetros que se criaram, desde a Antiguidade, para auxiliar nessa autocaracterização, como os signos zodiacais, a teoria dos 4 humores/temperamentos... O mais importante é cada um fazer sua autopesquisa.
Eis uma boa pergunta, levamos toda uma vida e corremos o risco de morrermos sem conseguir dar uma resposta exata..
Agradeço sua visita e o carinho, não acho que seja mais um elogio. O seu parecer é tão especial quanto vc!
bjs estelar*
Igor,
Então brow... é uma das primeiras perguntas mesmo, depois vc me conta como é q continua a história ai!
Eu concordo com vc tb, não acho que sejamos só um corpo e nos 'definir' não seria dizer que corpo somos estamos alguns passos além disso!
E óh.... num vem com essa de plantar semente não! Pô sai fora brow! haushaush
Thiago,
Você sempre fala sobre Conscienciologia to começando a me interessar sobre o assunto, você tem alguma coisa bem básica ai pra indicar, só pra matar a curiosidade mesmo?!
Abração
Estelar,
As vezes também acho que nunca vou ter uma resposta de verdade pra isso, uma vez que cada dia que a gente acorda da pra notar uma coisa pequena diferente do dia anterior.
Ah e muito Obrigado VC tb pelo carinho e pela visita! volte sempre que será muito bem vinda!
Abração!
O pior é quando te perguntando na entrevista de emprego esse tipo de coisa... ai sempre tem um que fala no defeito que é perfeccionista... so de praxe. hauhauhauh
"Um dia desses, ao ouvir um ’seja você mesma’, de repente senti-me entre perplexa e desamparada. É que também de repente me vieram então perguntas terríveis: quem sou eu? como sou? o que ser? quem sou realmente? e eu sou? Mas eram perguntas maiores do que eu”
(Clarice Lispector in A Descoberta do Mundo)
Bjos, e obrigada pela visita em meu blog!
Boa semana.
Ly
Samuel, primeiramente sugiro que você acesse e explore o site do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologis (IIPC): http://www.iipc.org/ . A partir daí você tem uma série de informações e de ligações para outras fontes.
Oi Samuel,
obrigada pela visitinha e seu comentário é pertinente!
vamos aprendendo aqui e alí como levar essa vida sabiamente, saber contar nossas vidas para o bem é um desafio que precisamos vencer diariamente,
vc e eu temos nomes sugestivos,(meu nome é Ester) ou seja, bíblicos, e por trás desses nomes viveram pessoas do mais alto padrão de existência, pois seus dias foram contados para ajudar outras pessoas,me orgulho disso...
vc deve saber disso, da origem do seu nome, se for esse mesmo o seu nome. Se não sabe, seria legal dar uma conferida..
beijos!
Uma visita internacional!
Ta xiquei msmo hein...rs
Abraços
metamorfoses ambulantes concerteza!
Raul estava certíssimo!
Mdamos a cada segundo,
mesmo que seja uma ligeirísssima mudança estamos em contante inconstância!
podemos até dizer quem somos
porém daqui um dia já não poderemos
afirmar o que dizemos.
é o serhumano que está cada vez mais se tornando metamórfico e isso ninguém muda.
ABraçoo de um invasor de lares
:P
(adorei o comentário a lyani e da juliana skaoskoaksako)
XD FUuUUiii
Postar um comentário